Palmeiras perde Mundial de Clubes 2020. Verdão é batido nos pênaltis pelo Al Ahly, do Egito, e termina em quarto lugar. Bayern de Munique passa pelo Tigres em marcha lenta.
O dia foi de decisões no Mundial de Clubes da FIFA. O Bayern de Munique, do melhor do mundo, Roberto Lewandowski, como esperado, sagrou-se campeão do torneio em vitória fácil sobre o Tigres, do México. Em jogo que decidiu o terceiro lugar, o Palmeiras voltou a jogar mal, e saiu da competição sem marcar um gol sequer. O pobre futebol apresentado pela equipe de Abel Ferreira deve ser, sim, motivo de discussão. Em que pese a conquista da Copa Libertadores da América, feito enorme do português de apenas 42 anos, a performance no Mundial foi vexatória. Após a derrota na semifinal para o time comandado por Tuca Ferreti, a torcida contava com uma despedida honrosa do torneio que virou a obsessão do torcedor palmeirense.
Assista aos Melhores Momentos e os Pênaltis do Jogo de Palmeiras e Al Ahly no Mundial de Clubes 2020
Porém, dentro de campo, o Palmeiras mais uma vez mostrou pouco repertório. A exemplo da semifinal, a equipe brasileira teve na figura do goleiro Weverton seu principal jogador. O arqueiro fez defesa difícil em chance que poderia ter aberto o marcador para os egípcios no início da segunda etapa, além de defender uma cobrança durante as penalidades máximas. E nem isso foi suficiente.
O primeiro tempo foi de dar sono. Burocrático, o Palmeiras tinha saída de bola lenta e demorava a trocar passes. Aos poucos, o Al Ahly passou a tomar conta das ações do jogo, e foi o primeiro a chegar com perigo. Aos 25’, após bobeada de Felipe Melo, El Soleya roubou a bola e saiu na cara de Weverton. O chute saiu à direito do goleiro palestrino. O susto acordou o Palmeiras, que revidou com Rony, em chute de fora da área. Pouco depois, o próprio camisa 11 cabeceou, para bela intervenção de El Shenawi. O goleiro ainda voltou a trabalhar em cabeçada de Luiz Adriano, na pequena área.
Na segunda etapa, o Verdão voltou mais ligado e pressionava no campo de ataque. Aos 5’, Rony teve chute travado pela zaga egípcia. Aos 21’, El Soleya pegou de voleio, e Weverton fez linda intervenção. No rebote, Ajayi completou para o gol, mas em posição de impedimento. Foi o melhor lance do jogo, que terminou sem alterações no placar, levando a decisão do terceiro lugar para os pênaltis.
Palmeiras perde Mundial de Clubes
Primeiro pênalti do Al Ahly: Ibrahim cobrou e converteu. 1×0.
Primeiro pênalti do Palmeiras: Rony, displicentemente, jogou fraco nas mãos de El Shenawi 0x1.
Segundo pênalti do Al Ahly: El Soleya cobrou e Weverton voou no canto direito. 1×0.
Segundo pênalti do Palmeiras: Luiz Adriano para fora. 0x1.
Terceiro pênalti do Al Ahly: Mohsen parou na trave esquerda de Weverton. 1×0.
Terceiro pênalti do Palmeiras: Gustavo Scarpa cobrou no meio do gol e converteu. 1×1.
Quarto pênalti do Al Ahly: Hany, deslocando Weverton. 2×1.
Quarto pênalti do Palmeiras: Gustavo Gomez, também deslocando o goleiro. 2×2.
Quinto pênalti do Al Ahly: Ajayi, no alto, sem chances para Weverton. 3×2.
Quinto pênalti do Palmeiras: Felipe Melo correu… e El Shenawi pegou.
Final: 3×2 para o Al Ahly.
O Palmeiras se despede da Mundial de Clubes da FIFA sem ter marcado sequer um gol com bola rolando. Desempenho pífio do campeão da América.