CBF publica novo calendário Brasileirão. A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a atualização do calendário das competições administradas pela entidade, que foram suspensas ou adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Depois de três meses de adiamento em relação a data original, o Campeonato Brasileiro será iniciado no dia 9 de agosto e a principal novidade é a data da 38.ª e última rodada, previsto para 24 de fevereiro de 2021.
O formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas. Já a Série B do Campeonato Brasileiro irá de 8 de agosto a 30 de janeiro, permanecendo em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A. A série C dá o ponta pé inicial em 9 de agosto, com final em 31 de janeiro.
Brasileirão Mantém Pontos Corridos
Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico de março deste ano. Por fim, a série D começa em 6 de setembro de 2020 e termina em 7 de fevereiro de 2021. O reinício da Copa do Brasil está previsto para 26 de agosto. Ainda faltam 11 datas. A Copa do Brasil vai até 10 de fevereiro. A competição será reiniciada com os jogos de volta da terceira fase e segue com o mesmo regulamento.
A maior competição regional do país tem cinco datas a serem disputadas e será retomada em sua oitava e última rodada da primeira fase no dia 21 de julho. A Copa do Nordeste terá quartas e semifinais disputadas em jogo único. A decisão será em dois jogos, com o inicial marcado para 1º de agosto e o segundo para o dia 4 do mesmo mês. Os jogos terão como sede única o Estado da Bahia, modelo inédito nas competições do futebol brasileiro.
Retorno Brasileirão – CBF publica novo calendário e prevê Campeonato Brasileiro até fevereiro de 2021
O presidente da CBF, Rogério Caboclo, diz que as alterações foram necessárias para concluir as competições impactadas pela pandemia: “Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”. Com o calendário apertado por causa do longo período de inatividade das competições gerenciadas pela CBF (entre março e agosto), este ano haverá jogos em datas atípicas no futebol brasileiro.
As semifinais da Copa do Brasil serão disputadas em 23 de dezembro e 30 de dezembro. No ano que vem, também haverá novidades, na primeira quinzena de janeiro serão realizadas partidas pelas quatro séries do Campeonato Brasileiro. Este intervalo, geralmente, integram o período de férias e pré-temporada dos jogadores que atuam no Brasil. Porém, o direito constitucional dos atletas foram antecipados para abril, o que permitiu esta alteração no cronograma.
FIFA Data para as Eliminatórias
Já a Fifa marcou para setembro o início das Eliminatórias, que estavam previstas para março deste ano. São seis datas para as primeiras rodadas da competição de seleções sul-americanas. Haverá dois jogos no mês de setembro, nos dias 3 e 8, dois em outubro, 8 e 13, e dois em novembro, nos dias 12 e 17. A seleção brasileira vai estrear contra a Bolívia, no Maracanã. O jogo estava marcado para Pernambuco, mas, como será sem público, a CBF decidiu mudar o local da partida.
VEJA MAIS:
+ CBF divulga calendário das dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro
E por enquanto, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana ainda não têm datas de retorno. A decisão pela retomada das duas competições é de responsabilidade da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que ainda não divulgou a atualização do cronograma dos jogos.
Primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2020 em 9 de agosto.
Jogos da Primeira Rodada do Brasileirão 2020:
Domingo, 09 de agosto
– Flamengo x Atlético-MG
– Botafogo x Bahia
– Palmeiras x Vasco
– Santos x Bragantino
– Corinthians x Atlético-GO
– Grêmio x Fluminense
– Sport x Ceará
– Coritiba x Internacional
– Fortaleza x Athletico
– Goiás x São Paulo