O Corinthians caiu na Ilha do Retiro na noite desta quarta-feira. Na abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Timão acabou derrotado pelo Sport Recife por 1 a 0 em jogo marcado pela polêmica arbitragem de Wilton Pereira Sampaio.
O juiz teve dois lances de ‘bola na mão’ para interpretar e resolveu assinalar a marca da cal apenas a favor dos pernambucanos. Assim, o zagueiro Iago Maidana definiu o placar.
O resultado levou os rubro-negros aos 17 pontos, agora na 7ª posição. Já os corintianos, com 12 pontos, podem acabar caindo ainda mais, além da 13ª posição, até o fim da rodada.
Na próxima quarta-feira, o time paulista vai pegar o Atlético-GO, na Neo Química Arena, em duelo válido pela 1ª rodada. O Sport jogará apenas no domingo da semana que vem, contra o Bahia, no Pituaçu.
O jogo
A suspensão de Araos deu lugar a Jô no time do Corinthians, que voltou também de suspensão. No mais, Dyego Coelho apostou na repetição da escalação com dois novatos no meio de campo.
Do outro lado, Jair Ventura promoveu a estreia de Thiago Neves já como titular da equipe pernambucana.
Até o intervalo, o que se viu foi muito equilíbrio. Equipes com propostas parecidas e problemas nas execuções ofensivas.
Pelo lado alvinegro, Jô quase marcou de cabeça e depois deu de calcanhar para Everaldo mandar uma bomba na trave.
O Leão parou em Cássio duas vezes, primeiro com Lucas Mugni e depois com Ricardinho, de longe. Thiago Neves também teve uma boa oportunidade, mas a bola explodiu em Gil.
Desta maneira, o protagonista do lance de gol foi o árbitro Wilton Pereira Sampaio. Ele viu pênalti no chute de Jonatan Gomez que pegou no braço de Everaldo. O zagueiro Iago Maidana deslocou Cássio e mandou para a rede.
Na etapa final, a partida continuou com muito equilíbrio, apesar dos visitantes terem ocupado mais o campo de ataque. Coelho não poupou esforços com substituições para tentar mexer no placar.
O Timão poderia ter tido uma chance de empatar em cobrança de pênalti, Sander cortou cabeçada de Luan com o braço aberto. O critério de Wilton Pereira Sampaio, porém, mudou de um tempo para o outro, e o jogo seguiu sem a penalidade.
Sem incomodar o goleiro Luan, o Corinthians exerceu uma pressão carente de criatividade. Assim, os três pontos ficaram com os donos da casa.
FICHA TÉCNICA
SPORT RECIFE 1 X 0 CORINTHIANS
Local: Ilha do Retiro, em Pernambuco (RE)
Data: 23 de setembro de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio – Fifa-GO
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa – Fifa-RJ e Eduardo Goncalves da Cruz – MS
VAR: Eduardo Tomaz de Aquino Valadao – GO
Cartões amarelos: Sander, Jonatan Gomez, Marcos Serrato (SPO); Danilo Avelar, Everaldo, Fagner, Cássio (COR)
GOL:
Sport: Iago Maidana, aos 36 minutos do 1T
SPORT: Luan Polli; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Sander (Luaciano Juba); Marcão Silva, Ricardinho e Lucas Mugni; Jonatan Gomez (Marcos Serrato), Thiago Neses (Bruninho) e Hernane (Rogério)
Técnico: Jair Ventura
CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar (Gustavo Mantuan) e Lucas Piton; Xavier (Ramiro); Otero, Mateus Vital (Cantillo), Roni (Léo Natel) e Everaldo (Luan); Jô
Técnico: Dyego Coelho