Santos e Ceará. O Santos venceu o Ceará por 1 a 0 neste sábado, na Arena Castelão, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Felipe Jonatan, ex-Vozão, aos oito minutos do primeiro tempo.
O técnico Cuca poupou Carlos Sánchez e Yeferson Soteldo e levou a campo uma equipe mais defensiva, com Arthur Gomes no meio-campo, Lucas Braga no ataque e a aposta no contra-ataque.
Assista ao Gol, Lances e Melhores Momentos de Santos e Ceará pelo Campeonato Brasileiro 2020
O Peixe sofreu na defesa e viu João Paulo fazer pelo menos cinco grandes defesas. O goleiro aproveita as chances e se firma cada vez mais como titular.
Com a vitória, o Alvinegro termina o sábado na sétima colocação, com 11 pontos, e ultrapassa o Ceará, com 10 e no oitavo lugar do Brasileirão.
Na próxima rodada, o Santos recebe o Atlético-MG, quarta-feira, na Vila Belmiro. O Ceará visita o Internacional, quinta, no Beira-Rio.
Primeiro Tempo Santos e Ceará
Com uma proposta mais defensiva, o Santos foi efetivo e abriu o placar logo aos oito minutos. Marinho cruzou, a bola passou por todo mundo e sobrou para Felipe Jonatan, de fora da área, chutar cruzado. 1 a 0 para o Peixe.
O Ceará sofreu com a marcação alvinegra e chegou apenas na bola parada. Charles, aos 19, e Tiago, no minuto 21, ficaram perto do gol. Quando o placar marcava 33, Vina cobrou falta colocada e o goleiro João Paulo foi busca no ângulo.
O Santos criou pouco, mas esteve perto de ampliar aos 27 minutos. Arthur Gomes cobrou escanteio e Lucas Veríssimo cabeceou para grande defesa de Fernando Prass.
Segundo tempo
A primeira chance da etapa final foi de Arthur Gomes, aos oito minutos. O atacante recebeu de Diego Pituca, pedalou e obrigou Fernando Prass a salvar o Ceará.
No minuto seguinte, foi a vez do Vozão. Vina lançou Leandro Carvalho nas costas de Felipe Jonatan. Cara a cara, o atacante bateu e João Paulo defendeu com o pé.
Aos 19, o Ceará chegou de novo. Vina colocou Mateus Gonçalves na cara do gol e João Paulo manteve o Santos à frente do placar novamente.
Perto dos 30 jogados, o Ceará ficou muito perto novamente. Aos 28, Vina acertou a trave. No minuto 30, Mateus Gonçalves cruzou e Sóbis não chegou a tempo na pequena área.
Logo depois de Fernando Sobral obrigar João a fazer nova defesa, o clima esquentou. Samuel Xavier foi cobrar Marinho por cavar uma falta. Luan Peres se irritou e o empurrou. Ambos foram expulsos. Bruno Pacheco e Alison ainda levaram o vermelho nos acréscimos.
VEJA MAIS:
Nos minutos finais, o Santos sofreu, quase ampliou com Marinho e conseguiu administrar a vitória, a primeira depois de três partidas.
FICHA TÉCNICA CEARÁ 0 X 1 SANTOS
Data: 5 de setembro de 2020 (sábado)
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Wagner Reway (PB)
Assistentes: Oberto da Silva Santos e Kildenn Tadeu Morais de Lucena (PB)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: CEARÁ: Luiz Otávio, Bruno Pacheco e Leandro Carvalho. SANTOS: Lucas Veríssimo, Felipe Jonatan, Kaio Jorge e Lucas Braga
Cartões vermelhos: CEARÁ: Samuel Xavier e Bruno Pacheco. SANTOS: Luan Peres e AlisonGOL:
Santos: Felipe Jonatan, aos 8 minutos do 1TCEARÁ: Fernando Prass, Samuel Xavier, Tiago, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles, Fabinho (Lima), Fernando Sobral e Vinícius Vina; Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves) e Cléber (Rafael Sóbis)
Técnico: Guto FerreiraSANTOS: João Paulo, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Arthur Gomes (Jobson); Marinho (Madson), Lucas Braga (Alex Nascimento) e Kaio Jorge (Carlos Sánchez)
Técnico: Cuca