Verdão levou a melhor no primeiro confronto, na Arena do Grêmio
Palmeiras x Grêmio entram em campo no Allianz Parque neste domingo (07), às 18h (Brasília), para o último duelo válido pela Copa do Brasil de 2020. No primeiro dos dois confrontos da final, deu Palmeiras: 1×0, gol do zagueiro Gustavo Gómez. Para a segunda etapa dos 180 minutos da decisão, Renato Portaluppi e Abel Ferreira precisarão traças as estratégias que levem suas equipes a terem melhor performance que as apresentadas no último domingo, principalmente o técnico gaúcho.
Para o Grêmio, só a vitória interessa. Com desvantagem no agregado, o Imortal precisa arrancar uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis. Porém, diante das muitas apresentações ruins nos últimos jogos, Renato tem um grande dilema para resolver às vésperas do confronto: marcar gols. Depois da goleada de 5×2 sobre o Botafogo, o Grêmio marcou somente dois gols em quatro jogos, incluindo a primeira partida da final. A vitória por 4×1 sobre o Brasil de Pelotas, no Gauchão, foi conquistada por uma equipe alternativa.
Palmeiras e Grêmio Final Copa do Brasil 2020
Desta forma, é muito provável que Renato promova mudança, ou mesmo mudanças, na equipe titular. A principal delas – e mais desejada entre os torcedores gremistas – é a entrada de Ferreirinha na vaga de Alisson. O garoto, formado nas categorias de base do Imortal, vem se destacando nas últimas aparições, a maioria delas vindo do banco de reservas. Na goleada do meio de semana, Ferreira começou como titular e foi o destaque da equipe, marcando um dos gols da vitória.
Outras mudanças que podem passar pela cabeça de Renato são as entradas de Vanderson na vaga de Victor Ferraz e Rodrigues na vaga de Paulo Miranda. O jovem lateral direito acrescentaria mais força ofensiva por aquele lado, coisa que Victor Ferraz não vem conseguindo fazer. É claro que Renato não pode incorrer no mesmo erro da primeira partida e utilizar Ferreirinha e Vanderson como levantadores de bola na área, mas o treinador terá bastante velocidade naquele setor, o que deve gerar bastante trabalho para Viña e Gustavo Gómez.
Renato também precisa de Pepê. O atacante, já vendido para o Porto pela quantia de 15 milhões de euros, teve atuação apagadíssima no primeiro confronto. O lado direito alviverde, onde atua Marcos Rocha, é o lado mais frágil da equipe e precisa ser explorado. Atuando pela esquerda do ataque, Pepê vinha sendo o jogador mais importante do Grêmio, mas teve queda acentuada na reta final do Campeonato Brasileiro de 2020. Coincidência ou não, a piora de desempenho se deu após a confirmação da negociação com a equipe portuguesa.
Do lado palmeirense, Abel Ferreira não deve mudar a estratégia. Mesmo jogando em casa, o treinador português vem mostrando que o Palmeiras funciona melhor quando joga de forma reativa. Foi assim na Arena do Grêmio, embora a equipe tenha jogado melhor que o Grêmio e tenha sido merecedora da vitória. Desta forma, Abel deve repetir a formação que iniciou a primeira partida da decisão, com exceção de Luan, expulso por cotovelada em Diego Souza. Alan Empereur e o chileno Kuscevic disputam a vaga ao lado de Gustavo Gómez.
As prováveis escalações de Palmeiras e Grêmio para a final da Copa do Brasil 2020 são:
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur (Kuscevic) e Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Wesley, Rony e Luiz Adriano.
Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz (Vanderson), Paulo Miranda (Rodrigues), Kannemman e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon, Alisson (Ferreirinha), Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.
O Palmeiras busca o quarto título de Copa do Brasil de sua história. Com cinco conquistas, o Grêmio pretende igualar o Cruzeiro, maior campeão do torneio com seis taças.