Palmeiras vence Grêmio com um a menos e larga na frente pela Copa do Brasil

0

Palmeiras vence Grêmio. Gustavo Gómez marca, e Verdão bate o Tricolor na Arena do Grêmio.

A final da Copa do Brasil 2020 começou. Na noite de ontem (28), Grêmio x Palmeiras se enfrentaram na Arena do Grêmio, e deu Verdão. Com um a menos desde o início da segunda etapa, o time alviverde conseguiu segurar a vitória que o coloca com uma das mãos na taça.

O jogo não foi bom tecnicamente, mas teve um “quê” de emocionante. O Palmeiras foi à Arena com a estratégia que o fez ser o atual campeão da Copa Libertadores da América: se defender bem e sair nos contra-ataques. O Grêmio, por jogar em casa e naturalmente gostar mais da bola, assumiu o comando do jogo, mas era pouco criativo. O Alviverde tinha em Rony e Luiz Adriano as principais armas ofensivas, com Raphael Veiga armando por trás.

GRÊMIO 0 X 1 PALMEIRAS | MELHORES MOMENTOS | FINAL | COPA DO BRASIL 2020

O Grêmio tentava chegar arriscando de fora da área, primeiro com Jean Pyerre, depois com Maicon, ambas sem perigo. O Verdão respondeu em cobrança de falta de Rony, que Paulo Victor pegou no canto. Porém, aos 31’ o arqueiro gremista foi vencido. Escanteio cobrado por Raphael Veiga e Gustavo Gómez apareceu livre na pequena área para cabecear forte. Paulo Victor ainda tentou evitar, mas acabou espalmando a bola para dentro. O paraguaio, símbolo deste time, entrou na lista dos dez maiores zagueiros artilheiros da história do clube. 

O Palmeiras, muito sólido defensivamente, também era eficiente no ataque. O Grêmio tentou responder dois minutos depois, mas Alisson bateu à direita de Weverton. Aos 40’, o camisa 23 arriscou novo chute de fora da área, dessa vez por cima do gol. O Palmeiras voltou a assustar com Luiz Adriano recebendo ótimo passe de Raphael Veiga, invadindo a área e chutando para fora chance incrível. Os contra-ataques começavam a entrar, e o Grêmio tinha dificuldades para penetrar na defesa montada por Abel Ferreira.

Segundo Tempo do Jogo Final Copa do Brasil 2020

A segunda etapa começou com Veiga aplicando linda caneta em cima de Paulo Miranda e rolando rasteiro para Rony isolar na pequena área. Jean Pyerre não consegui imprimir intensidade na armação e Pepê estava sumido do jogo. Aos 19’, o lance que poderia ter mudado os rumos da partida a favor da equipe gaúcha. Diego Souza e Luan disputaram lance, e o zagueiro acertou uma cotovelada no supercílio do camisa 29. Diante do sangramento do atacante tricolor, Marcelo de Lima Henrique, o árbitro da partida, apresentou o cartão vermelho para o jogador palmeirense. 

Com um homem a menos, o Palmeiras continuava se fechando bem, e foi só aos 29’ que o Grêmio ofereceu algum perigo. Diego Souza bateu falta rápido para Ferreirinha – que havia entrado na vaga de Maicon – chutar e Weverton fazer boa intervenção. Renato empilhava atacantes buscando o abafa, mas Gustavo Gómez e Felipe Melo continuavam soberanos na grande área alviverde. 

Aos 40’, em bate rebate na área, os jogadores gremistas pediram pênalti, mas a bola bateu na barriga de Felipe Melo.

Após o apito final, a sensação do lado gaúcho era de decepção. Renato Portaluppi não vem conseguindo tirar desta equipe o futebol que tanto gosta de classificar como o melhor do Brasil. O que se vê agora é um time em apuros, sem criatividade, muito dependente de individualidades que não estão mais rendendo da mesma forma, como Pepê, já vendido para o Porto. Renato segue distribuindo patadas e ironias na entrevista coletiva, mas é só uma tentativa de desviar o foco das más atuações da equipe há bastante tempo.

Palmeiras vence Grêmio e têm vantagem pelo Título da Copa do Brasil

Do lado palmeirense, uma mão taça e um sopro de garra. Mas ainda parece pouco para o que o Palmeiras, com o elenco que tem, pode apresentar. A escolha por um jogo reativo parece a preferência do português Abel Ferreira, que conquistou a Libertadores atuando dessa forma. Para o torcedor palmeirense, mais um provável título para comemorar. Para o futebol brasileiro, um passo atrás.

Sobre o Autor

Comente