Cartola FC 2021: Como mitar desde a primeira rodada com pontos e valorização?
Levando em consideração cálculos de valorização e desvalorização, veja a melhor estratégia para o Cartola FC 2021.
Chegamos oficialmente no início da temporada de 2021 do Cartola FC. E, neste momento de início, muitos cartoleiros tem dúvidas sobre como formular uma estratégia correta, e conseguir aumentar o seu patrimônio, além de ter ótima pontuação. Por isso, se você está buscando a melhor estratégia para somar pontos e ganhar cartoletas, fique tranquilo, pois iremos elencar aqui a melhor fórmula para sucesso no game.
Antes de tudo, vale lembrar que as fórmulas desenvolvidas e estudadas não são oficiais. Isso porque, as fórmulas oficiais do Cartola FC, principalmente no que se refere a valorização dos jogadores, são mantidas em sigilo pela equipe de desenvolvedores do game. Por isso, pode haver pequena variação nos cálculos.
A primeira grande dúvida dos cartoleiros é: Como ganhar muitas cartoletas nas primeiras rodadas? Bom, para isso, é necessário dividir a estratégia em 3 etapas: a1ª rodada, a 2ª rodada, e da 3ª até a 38ª rodada. É muito importante entender como funciona os processos de cada uma dessas etapas para que você faça a escolha certa, não apenas pensando na pontuação, mas também no cálculo de valorização dos jogadores rodada após rodada.
Veja a melhor estratégia para o Cartola FC 2021
1ª RODADA
Na primeira rodada, a maior dificuldade dos cartoleiros é de conseguir montar um time com bom desempenho, e com menos de 100 cartoletas. Por isso, é necessário que você opte por jogadores de custo médio, ou seja, entre 5 e 9 cartoletas de custo. Quanto mais barato, maior o potencial de valoização na primeira rodada.
Para a primeira rodada, é necessário que o jogador tenha de pontuação, 70% do seu valor inicial. Basicamente, se o custo de um jogador é de 10 cartoletas, o mínimo de pontuação para valorizar é de cerca de 6 pontos.
Por isso, quanto mais caro o jogador, mais pontos precisa para gerar valorização. Um atleta com 20 cartoletas de custo, precisa de 14 pontos em média para gerar valorização. Veja exemplos na tabela e o que cada jogador precisa para valorizar:
JOGADOR (TIME) | CUSTO | MÍNIMO PARA VALORIZAÇÃO |
Gabriel (Flamengo) | C$22,00 | 15,4 pontos |
Matheus Henrique (Grêmio) | C$8,00 | 5,6 pontos |
Filipe Luis (Flamengo) | C$5,00 | 3 pontos |
*Na primeira rodada, a média de custo do seu time deve ser entre C$80 a C$95. Em todas as temporadas, alguns jogadores destaques do campeonato começam com preço baixo, então você não será impossibilitado de escalar bons jogadores.
2ª RODADA
Para a 2ª rodada, o cálculo de valorização para os cartoleiros é completamente diferente da 1ª rodada. E, este é o principal erro de muitos cartoleiros, que apostam em escalar os jogadores que mais desvalorizaram na primeira rodada. NÃO FAÇA ISSO!!!
ESCALE JOGADORES QUE VALORIZARAM NA PRIMEIRA RODADA!!! Isso porque, principalmente, o Cartola FC trabalha com o sistema de média para medir a valorização ou desvalorização dos jogadores, então opte pela estratégia abaixo:
Na 2ª rodada, a pontuação somada do jogador precisa ser maior do que o seu custo. Por isso, quanto melhor o desempenho na primeira rodada, menor a pontuação necessária para que ele valorize novamente.
EXEMPLO: Se o jogador custa 4 cartoletas no início e faz 20 pontos na primeira rodada, ele valoriza aproximadamente 12 cartoletas. Com o custo de 14 cartoletas e 20 pontos, o atleta pode até negativar em até -6, que mesmo assim seguirá valorizando. A SUA PONTUAÇÃO SOMADA SERÁ MAIOR DO QUE O SEU CUSTO!!!
Tudo isso porque a média dos jogadores ainda não está estabelecida, e por isso, existe essa possibilidade.
3ª RODADA
Da 3ª rodada até a última, o cálculo de valorização é o mesmo. Nesta situação, é necessário que você escale jogadores que perderam valor, pois com isso, o seu potencial de pontuação maior do que a média é maior, e com isso, gerará patrimônio ao seu esquadrão. Com a média dos jogadores parcialmente estabelecida, é mais difícil que jogadores tenham grande valorização ou desvalorização (exceto as grandes pontuações).