Brasileirão Feminino 2022: Veja formato, regras e como funciona
O futebol feminino profissional no Brasil está em seus primeiro anos de existência, ou seja, em seu início; conheça um pouco mais deste torneio.
Como muito provavelmente você deva ter percebido, na última semana começamos há divulgar um pouco mais a respeito do futebol feminino em nosso país, com alguns jogos do Brasileirão Série A1, onde na verdade, esta é a primeira divisão do futebol em questão.
Além da Série A1, também temos a Série A2, essa composta por 36 equipes participante e divididas em 6 grupos com seis participantes em cada.
Na Série A1 ou na primeira divisão do futebol feminino brasileiro, está é composta por 16 equipes, que duelam em jogos de ida ao longo de 15 rodadas, com as oito melhores equipes avançando para o mata-mata; diferentemente da segunda divisão, onde as equipes estão separadas por chaves e onde avançam nos grupos A e D as duas melhores equipes e nos grupos B, C, E e F as três melhores para as fases finais, com as semifinalistas garantindo acesso a elite.
Além destas oito equipes que avançam para o mata-mata final da Série A1, as quatro últimas colocadas na tabela ao final das 15 rodadas são rebaixadas a Série A2 do futebol feminino nacional, totalizando nas duas divisões 52 equipes participantes.
Veja abaixo os times que compõem a Série A1 2022:
Brasileirão Feminino Série A1
- Atlético-MG
- Avaí/Kindermann
- Bragantino
- Corinthians
- Cresspom
- Cruzeiro
- Esmac
- Ferroviária
- Flamengo
- Grêmio
- Internacional
- Palmeiras
- Real Brasília
- Santos
- São José-SP
- São Paulo
OBS. Atualmente, o Palmeiras lidera o Campeonato Feminino Série A1, com 25 pontos, estando dentro do G8 ainda, Corinthians, Inter, São Paulo, Ferroviária, Santos, Flamengo e Real Brasília; nas quarto últimas posições, ou seja, no temível Z4, estão: São José-SP, Cresspom, Esmac e Bragantino.
Brasileirão Feminino Série A2
Na Série A2, onde tivemos o Bragantino como grande campeão da temporada, o Atlético-MG chegou em segundo lugar, com Esmac e Cresspom fechando os quatro que subiram para a “elite” do futebol em questão.