Clubes emitem nota com “princípios” para a criação da Liga no Brasil
Neste novo encontro, equipes que ainda não assinaram com a Liga, debaterem assuntos pertinentes a sua criação; confira na matéria.
Com o todos apaixonados por futebol já devem estar sabendo, os clubes brasileiros estão tentando criar uma Liga Independente de Futebol no Brasil, onde nesta última segunda-feira – 16 de maio, após nova reunião, 26 clubes das Séries A e B que ainda não aderiram à ideia, emitiram uma nota oficial com os entendimentos do grupo para a criação de uma Liga de Futebol no país.
Nesta nota, eles traçam quatro metas fundamentais, entre essas a “divisão das receitas coletivas deve ser de forma objetiva”, além dessas possuírem regras claras para se evitar conflitos mais adiante.
Neste encontro, esses clubes ainda informaram que serão representados por consultores especializados e que atuarão como negociadores das questões econômicas e comercias desta Liga. Este grupo terá a denominação de “Libra”.
Obviamente que esses consultores seguirão orientações de uma comissão formada pelos presidentes dos seguintes clubes brasileiros: América-MG, Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza, Internacional e Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF).
Veja abaixo os pontos exigidos por esses clubes
- A Liga deverá ser formada por 40 clubes que a compõem – clubes das Séries A e B do Brasileirão;
- As receitas coletivas devem se dar de forma objetiva, meritocrática e equilibrada, respeitando as peculariedades de cada clube;
- A Liga deverá ser formada tendo o máximo de pontos definidos de forma clara e objetiva, a fim de evitar potenciais conflitos futuros que gerem perca de valores para o produto;
- As normas de compliance devem existir desde a sua formação e devem ser claras, objetivas, rígidas e de padrão internacional.
Em resumo, a Liga deverá criar condições para maximizar o tamanho da receita total e ser dividida de forma justa.