Técnicos com mais títulos oficiais na carreira; Mourinho sobe no ranking histórico
Com a conquista da Conference League com a Roma, José Mourinho chega ao 26 título na carreira e está entre os treinadores mais vencedores da história.
Depois de 14 anos na fila de espera por um título de expressão, a Roma finalmente se tornou campeã da Conference League, nesta quarta-feira (25), depois de derrotar o Feyenoord pelo placar de 1 a 0. O jogo, realizado no Air Albania Stadium, foi decidido com gol solitário do meio-campista Zaniolo, que deu aos italianos a taça da primeiro edição da história da competição.
A última conquista dos Lobos havia sido na temporada 2007/2008, quando teve a oportunidade de ganhar a Copa da Itália e a Supercopa. Apesar disso, o time da capital nunca havia conquistado um título da UEFA e, com o título desta quarta, chegou à prateleira dos times que venceram um grande torneio pelo menos uma vez na história.
Além do feito do time da Roma, José Mourinho, também conhecido com ‘Special One’, chegou a uma importante marca na carreira ao conquistar o título da Liga da Conferência, segundo apuração feita pelo jornalista Rodolfo Rodrigues: o português é o primeiro treinador na história a conquistar todos os títulos importantes da Europa: Liga dos Campeões, Europa League e Conference. Com isso, o técnico português tem, agora, 26 troféus acumulados ao longo de sua carreira de treinador e se torna definitivamente um dos dos comandantes mais vencendores do esporte. Ele está empatado com o braisleiro Felipão.
À frente, no topo, distante dos demais, com 49 taças, segue Alex Ferguson, que marcou época sob o comando do Manchester United. Confira o ranking atualizado:
Técnicos com mais títulos oficiais na história
- Alex Ferguson (49 títulos)
- Mircea Lucescu (35 títulos)
- Pep Guardiola (32 títulos)
- Valery Lobanovsky (29 títulos)
- José Mourinho (26 títulos)
- Jock Stein (26 títulos)
- Luiz Felipe Scolari (26 títulos)
- Ottmar Hitzfeld (25 títulos)
- Carlo Ancelotti (23 títulos)